Eles ainda não tinham entrado na salas de prova, mas já tinham opinião formada: a primeira fase da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) é mais fácil que a da USP (Universidade de São Paulo) e a da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). A avaliação (ou esperança) é dos vestibulandos ouvidos pelo UOL Educação antes da primeira prova da Unicamp, aplicada neste domingo (19).Edgar Seixas Moreno, 19, fez um ano de cursinho para tentar uma vaga de engenharia mecânica na Unicamp ou na USP. Para ele, que já fez as provas no ano passado, o mais difícil é a redação. "A segunda etapa da Unicamp sempre é mais difícil que a primeira", diz Giuliana Viana, 17. A estudante, que tenta uma vaga de engenharia agrícola, é uma espécie de treineira: o curso que ela realmente quer fazer, veterinária, não é oferecido pela Unicamp. Mas como há um cursinho pré-vestibular que oferece bolsas a candidatos aprovados na primeira fase da instituição, ela resolveu fazer a prova para ter, ao menos, uma vaga garantida no cursinho em 2008.
Até quem nunca fez a prova acredita que o exame deste domingo não é tão complicado. Após treinarem com o simulado online da Fuvest e com as provas da Unicamp, o casal de namorados Juliana Babilon e Bruno Apolônio, ambos de 17 anos, dizem que estão preparados para a primeira fase. Apolônio diz gostar de provas com questões dissertativas, como é o caso da Unicamp. "Neste tipo de prova eu posso expor melhor minhas idéias, e nas de múltipla escolha a gente acaba chutando alguns itens", diz.
AtrasadosÀs 13h44, faltado um minuto para fechar os portões, o candidato ao curso de física, Felipe Dacar, 22, saiu para comprar um chiclete. Quando voltou, os portões estavam fechados e ele não pôde entrar no prédio de provas novamente."Foi um desrespeito. Eu ainda poderia entrar no prédio, mas eles não deixaram. O pessoal da Unicamp nem veio falar comigo, não foram eles que impediram a entrada, mas o coordenador da Unip [Universidade Paulista, em cujo prédio foi realizada a prova]", diz."
Nenhum comentário:
Postar um comentário