domingo, 30 de março de 2008

Frases!

“Uma outra questão: se a imagem fotográfica nasce da observação de uma realidade que está contida em uma estrutura cultural, ela vem carregada de significados, de fragmentos que deverão ser moldados em um relato único e revelador. A imagem comunga como texto para nos fazer melhor compreender e elaborar uma análise desses significados” Rosane de Andrade. Em: “Fotografia e antropologia: olhares fora-dentro”. Rosane de Andrade.

“De um olhar resulta uma imagem, e o olhar fotográfico é a forma apreendida. Registra-se o que aparentemente somos. A antropologia dá forma pela palavra, mas é uma ciência do olhar, e é pelo olhar que chegamos ao outro, esteja ele próximo ou distante” Rosane de Andrade. Em: “Fotografia e antropologia: olhares fora-dentro”. Rosane de Andrade.

“Preservar memórias parece ser inquestionavelmente uma motivação básica para a criação da fotografia” Mauro Guilherme Pinheiro Koury. Em: “Imagem e memória. Ensaios em Antropologia Visual”. Mauro Guilherme Pinheiro (org.).

sábado, 29 de março de 2008

Midiato - Midialogia



Cedido por Gabriel Ishida, Midialogia 2006.

quinta-feira, 27 de março de 2008

Comparação entre cursos audiovisuais

Curso Superior de Audiovisual – ECA – USP – São Paulo

O Curso Superior do Audiovisual objetiva formar profissionais em estudos teóricos e práticos para os setores de produção audiovisual, tanto nos gêneros de ficção quanto nos de não-ficção. Incluem-se aqui as atividades de direção, roteirização, fotografia, sonorização, montagem e edição de filmes e vídeos, assim como redação, produção e edição de programas de rádio e televisão, em estúdio.

Ele prepara tanto o profissional independente, que abastecerá o mercado cinematográfico, publicitário, de produções institucionais e de televisão segmentada, quanto aquele que se vinculará às emissoras abertas. Além disso, forma pesquisadores e professores para Instituições de Ensino Superior dessa área.

Informações extraídas do Site da USP <
www.usp.br >

terça-feira, 25 de março de 2008

Disciplinas!

Disciplinas:
“CS 800 - Estágio Supervisionado em Midialogia I

Ementa

Estágio supervisionado a ser cumprido pelo graduando em Comunicação Social na área de produção e/ou crítica cultural.”

Trechos extraídos do texto de criação do curso; atualizado em Março de 2007

domingo, 23 de março de 2008

Frases!

“Cabe ao espectador, ao pedestre que cruzarem seu caminho com a publicidade e a discute com as pessoas próximas ou com os colegas de trabalho tomar uma posição, entrar ativamente no processo de comunicação.”

“No universo depravado da publicidade, a morte, a dor e a guerra continuam a existir, embora soterradas sob montanhas de belas garotas e objetos de consumo.”

“As imagens publicitárias constituem hoje uma parte imensa de nossa cultura, nossos conhecimentos, nosso gosto, nosso estilo, e inclusive nossa moral. O trabalho de um fotógrafo, de um artista, deve ser o de contribuir para o renascimento da cultura, de levar para aí um sentido crítico, um estilo desorientador, concepções novas, que os imbecis chamam sempre de “escândalos”.”
Extraído do livro: “A publicidade é um cadáver que nos sorri”, de Oliviero Toscani.

sábado, 22 de março de 2008

Em 10 segundos...


Cedido por Gabriel Ishida, Midialogia 2006

sexta-feira, 21 de março de 2008

Disciplinas!

Disciplinas:
“CS503 - Web/Internet

Ementa

Conceituação técnica e a terminologia utilizada no desenvolvimento de produtos voltados para Web Internet. Discussão sobre a estética nos produtos desenvolvidos para Web Internet, bem como a eficiência dos mesmos.

Objetivo
Proporcionar ao aluno uma visão geral da utilização de programas computacionais para desenvolvimento de produtos para ambientes virtuais na Web - Internet. A disciplina pretende apresentar ferramentas conceituais, técnicas e terminológicas para o desenvolvimento de produtos em Web – Internet. Pretende também realizar discussões sobre a estética nos produtos desenvolvidos para Web Internet, bem como questões relativas a escalabilidade, usabilidade e portabilidade dos mesmos.”

Trechos extraídos do texto de criação do curso; atualizado em Março de 2007

quarta-feira, 19 de março de 2008

Disciplinas!

Disciplinas:
“CS 502 - História Social da Cultura

Ementa
Analisar as configurações e funcionamentos das imagens e mídias audiovisuais nos séculos XIX - XXI, percebendo seus sentidos políticos e suas elaborações conceituais.”

Trechos extraídos do texto de criação do curso; atualizado em Março de 2007

terça-feira, 18 de março de 2008

Disciplinas!

Disciplinas:
“CS 501 - Oficina de Roteiro

Ementa

Oferecer noções teóricas, técnicas e artísticas que capacitem à elaboração de textos (argumentos, roteiros, estruturas dramáticas) para meios audiovisuais. Desenvolver a imaginação com disciplina técnica. Exercícios práticos. Desenvolvimento de projetos.”

Trechos extraídos do texto de criação do curso; atualizado em Março de 2007

segunda-feira, 17 de março de 2008

Disciplinas!

Disciplinas:
“CS 500 - História do Cinema Brasileiro

Ementa:

Proporcionar uma visão de conjunto da história da produção cinematográfica brasileira, destacando os principais momentos, as obras e os realizadores. Refletir sobre as propostas estéticas e econômicas, situando-as no processo histórico, social e político. Discutir as relações entre o cinema e as culturas do Brasil.”

Trechos extraídos do texto de criação do curso; atualizado em Março de 2007

domingo, 16 de março de 2008

Frases!

“A televisão aberta não tem o menor interesse pela questão educativa e o menor interesse pela questão cultural.” Jorge da Cunha Lima.

“As leis muitas vezes acabam simulando uma política cultural que não existe porque o Estado acaba não indo à essência da questão cultural.” Hamilton Faria.

“A cultura acaba sendo, de alguma forma, também uma integradora de paradigmas” Hamilton Faria.

“O produtor tem que ter um olhar, tem que avançar nas técnicas de marketing, tem que estar aberto ao mundo, tem que saber o que está acontecendo. Isso é fundamental.” Maria Beatriz Henriques.

Extraído do livro: “Marketing Cultural: um investimento com qualidade”, vários autores.

sábado, 15 de março de 2008

sexta-feira, 14 de março de 2008

Disciplinas!

Disciplinas:
“CS 405/CS 600 – Educação e Tecnologia

Ementa

O curso tem como objetivos discutir as questões sobre aprendizagem, tendo como referencial teórico as abordagens sócio-interacionista, entender como as tecnologias da informação e comunicação (TIC) podem auxiliar o processo ensino- aprendizagem (presencial ou distância) e discutir as implicações do uso das TIC na Educação. Os alunos deverão, a partir da sua experiência de aprendizes, analisar como aprendem, como as TIC podem contribuir para a aprendizagem individual e como o processo ensino-aprendizagem (presencial ou a distância) pode ser auxiliado pelo uso das TIC. “

Trechos extraídos do texto de criação do curso; atualizado em Março de 2007

quarta-feira, 12 de março de 2008

Disciplinas!

Disciplinas:
“CS404 - História do Cinema II

Ementa

A disciplina apresenta um panorama abrangente da história do cinema, dos seus primórdios até a 2ª Guerra Mundial, ou seja, o momento em que tem origem o que se convencionou chamar de “cinema moderno”. O método inclui o estudo de escolas e gêneros, análises de filmes e reflexões sobre a forma, o texto e o contexto de produção, bem como a inter-relação entre filme e outras artes e mídias.”

Trechos extraídos do texto de criação do curso; atualizado em Março de 2007

terça-feira, 11 de março de 2008

Disciplinas!

Disciplinas:
“CS 403 - Multimídia

Ementa

Compreensão da integração das mídias e suas possíveis convergências. Fundamentação voltada ao desenvolvimento dos aplicativos de multimídia. Análise e discussão das concepções de hipermídia. Avaliação das implicações cognitivas e no campo do conhecimento dessas tecnologias.”

Trechos extraídos do texto de criação do curso; atualizado em Março de 2007

segunda-feira, 10 de março de 2008

Disciplinas!

Disciplinas:
“CS 402 - Fotografia e Movimento

Ementa

A disciplina pretende introduzir o estudante em estudo temático específico da inserção da imagem fotográfica em filmes ficcionais de diversos gêneros nos quais podemos extrair concepções teóricas da fotografia e sua importância para a vida contemporânea. Trataremos do recorte específico da introdução da imagem fotográfica como elemento de significação, memória, documento, marcação indicial e temporal, implicações técnicas, contexto sócio-histórico, a construção do personagem/fotógrafo, ou ainda, como chave da história ficcional e como um nó elucidativo da narrativa. Em alguns casos mais importantes, a imagem fotográfica existe como eixo e como narrativa seqüencial, e também como motivadora de uma determinada estética.”

Trechos extraídos do texto de criação do curso; atualizado em Março de 2007

domingo, 9 de março de 2008

Frases!

“Parada no lugar. Parada diante da imagem. Olha-se, sente-se atraído. Tocar, agarrar o produto. A vontade, o desejo. Dar vontade.
A publicidade não é a normalidade, mas o anormal.
O normal em publicidade não interessa, não toca. Até onde se pode ir dentro da anormalidade para provocar, para estabelecer um elo entre o cartaz ou o filme e o publico?” Sonia Rykiel.

“Há coisas que não se mostram, porque incomodam. O efeitro sobre o outro deve ser levado em consideração.” Sonia Rykiel.

“... o virtual é o rela. A imagem é a verdade. Uma verdade absoluta. Turbulenta.”

Extraído do livro: “A publicidade é um cadáver que nos sorri”, de Oliviero Toscani.

sábado, 8 de março de 2008

sexta-feira, 7 de março de 2008

Disciplinas!

Disciplinas:
“CS 401 – Teoria do Cinema

Ementa
O desenvolvimento do cinema ao longo de mais de um século se fez acompanhar de teorias originais ou derivadas de outros movimentos artísticos. Hoje a teoria do cinema possui uma história sólida cujo conhecimento se tornou básico para o estudo dos meios audiovisuais. O curso aborda alguns dos principais momentos da reflexão teórica em cinema.

Objetivos
A partir do estudo de alguns importantes críticos e teóricos do cinema, propor discussões sobre as questões que o cinema estabelece ao longo de sua história e os diálogos com outras formas de criação/reflexão: artes plásticas, música, psicanálise, história, indústria cultural. Como exercício dessas discussões, serão produzidas críticas pelos alunos com base em exemplos audiovisuais mostrados ou sugeridos em aula.”

Trechos extraídos do texto de criação do curso; atualizado em Março de 2007

quinta-feira, 6 de março de 2008

Disciplinas!

Disciplinas:
“CS400 - Computação Gráfica

Ementa

A disciplina será desenvolvida em duas partes paralelas uma dedicada ao conteúdo teórico, nas aulas de quarta-feira, e outra nas aulas de
sexta-feira dedicada ao conteúdo prático, com exercícios em linguagem Java de apoio ao conteúdo teórico.

Objetivo
Oferecimento aos alunos de uma visão tecnológica da área da Computação Gráfica, com ênfase em Síntese de Imagens. Ao conteúdo teórico é agregado o conteúdo prático com o uso da linguagem Java, em particular do pacote Java3D.”

Trechos extraídos do texto de criação do curso; atualizado em Março de 2007

segunda-feira, 3 de março de 2008

Vestibular!

Unicamp convoca 430 vestibulandos em quarta chamada; veja lista
Da redação
Em São Paulo


A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), no interior de São Paulo, divulgou nesta segunda-feira (3) os nomes dos 430 aprovados em quarta chamada no vestibular 2008.

Todos os convocados devem fazer matrícula no próximo dia 6, das 9h às 12h, no campus da Unicamp em Campinas -- no Ginásio Multidisciplinar -- com exceção dos ingressantes nos cursos da Famerp (Faculdade de Medicina de S. J. do Rio Preto), que deverão fazer a matrícula no Pavilhão de Vida Escolar, na Famerp, em Sâo José do Rio Preto. Este ano, estão previstas dez chamadas no total.

As próximas chamadas começam a sair agora em março: a quinta no dia 6, a sexta no dia 11, a sétima no dia 14, a oitava no dia 24 (juntamente com uma lista de espera) e a nona e a décima no dia 27, às 18h.

Os candidatos que fizeram mais de uma opção de curso no vestibular e estiverem sendo convocados para a segunda ou terceira opção, devem fazer a matrícula e no ato, em formulário apropriado, confirmar interesse por remanejamento para o curso pretendido, que ocorrerá desde que surjam vagas decorrentes de desistências. O candidato matriculado em opção não preferencial deverá informar seu interesse por remanejamento.

É preciso providenciar uma foto 3x4 recente e colorida (duas fotos para Famerp) e cópia autenticada em cartório ou cópia acompanhada dos originais dos seguintes documentos:


Certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente;
Histórico escolar completo do curso de ensino médio ou equivalente (somente para Famerp e para candidatos que optaram pelo Paais);
Certidão de nascimento ou casamento;
Cédula de identidade;
Título de eleitor para os brasileiros maiores de 18 anos;
Certificado de reservista ou atestado de alistamento militar ou atestado de matrícula em CPOR ou NPOR para os brasileiros maiores de 18 anos, do sexo masculino.

Os candidatos que optaram pelo Paais precisam comprovar, mediante apresentação do histórico escolar, ter cursado integralmente o ensino médio em escolas da rede pública.

O vestibular 2008 da Unicamp teve 49.477 inscritos, que enfrentaram a concorrência de 16,7 candidatos por vaga.

As provas foram aplicadas em duas fases, desde 18 de novembro de 2007. Em 13 de dezembro, foi iniciada a segunda etapa, para a qual foram aprovados 14.428 vestibulandos.

domingo, 2 de março de 2008

Frases!

“Será que a linguagem visual tem a autonomia de registrar e, ainda, de transmiti as emoções de um povo, um tribo ou uma pessoa?” Rosane de Andrade.

Em: “Fotografia e antropologia: olhares fora-dentro”. Rosane de Andrade.
“...a fotografia, como um meio de expressão, pode nos fornecer uma visão ampliada das coisas alheias” Rosane de Andrade.

Em: “Fotografia e antropologia: olhares fora-dentro”. Rosane de Andrade.