"No contexto desta Universidade, seu sistema de bibliotecas (SBU), desempenha um importante papel como parte integrante do processo de ensino-aprendizagem, por meio do sistema de bibliotecas que a constitui.
A Biblioteca do Instituto de Artes foi fundada em 1972, e teve suas instalações ampliadas e modernizadas com o apoio do Programa de Infra-estrutura Fapesp em 1997. A Biblioteca faz parte do Sistema de Bibliotecas da Unicamp /SBU, que é constituído pela Biblioteca Central e mais 23 Bibliotecas de Institutos, Faculdades e Colégios Técnicos, com um acervo total de 650 mil livros.
A missão da Biblioteca é oferecer suporte informacional aos programas de pesquisa, ensino e extensão, desenvolvidos pelos seis departamentos do Instituto de Artes, sendo: Artes Plásticas, Artes Cênicas, Artes Corporais, Cinema, Multimeios e Música.
No ano de 2000, foi criado um espaço na Biblioteca, denominado Fonoteca, a partir de um acervo de discos de vinil do Departamento de Música, mais duas grandes coleções recebidas por doação do Prof. Dr. Rogério Cerqueira Leite e Sr. Nelson Maleski. Esta coleção compreende tudo o que foi produzido de melhor na música desde a Idade Média até o Século XX. A Fonoteca conta com cabines de audição à disposição dos usuários.
No mesmo ano também foi criado um outro espaço, denominado Videoteca, composto por fitas de vídeo na área de artes. Hoje , a Videoteca conta com um acervo variado, com filmes, documentários, vídeos sobre dança, artes cênicas e artes plásticas.Para utilizar estes vídeos, a Biblioteca disponibiliza cabines com TV, videocassete e DVD a seus usuários. É importante ressaltar que a projeção dos vídeos é exclusivamente para fins didáticos e de pesquisa de nossa comunidade acadêmica.
No acervo da Biblioteca constam livros, teses, partituras, periódicos, fitas de vídeo, catálogos de arte, discos de vinil, CD's de áudio, fitas cassete e CD-ROMs multimídia. O empréstimo de livros, teses e dissertações é feito pelo Sistema VIRTUA/VTLS. Este sistema engloba todo o acervo da Universidade, em todas as áreas. Com relação ao empréstimo de partituras e catálogos de arte, temos um outro sistema denominado Empresta."
Trechos extraídos do texto de criação do curso; atualizado em Março de 2007