quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Grade curricular!


" Há uma formação com um Perfil Comum do profissional, independente da forma que venha atuar no mundo do trabalho depois de formado, que aparece nas disciplinas obrigatórias e eletivas dispostas nas seguintes áreas.
  • Área A - Formação Humanística e Tecnológica.
    Área que congrega disciplinas do primeiro semestre ao quinto semestre, enfatizando conhecimentos das humanas com vistas a garantir uma sólida formação geral.
  • Área B – Estética e Instrumentos de Expressão.
    Área com forte investimento no domínio das técnicas a fim de formar um conhecimento das linguagens, dos suportes, das mídias. É fundamental, nesta área, um debate continuo e cerrado sobre os modos de leitura, escrita, narratividade do mundo e das chaves interpretativas para as experiências abordadas e vividas nestas culturas das mídias.
  • Área C – Projetos
    O curso se orienta por um conjunto de Projetos a serem cursados a partir do quinto semestre, sendo que, aqui, os estudantes empreendem produções e pesquisas, e são movidos por programas propostos pelos docentes tanto quanto pelos interesses individuais e coletivos das turmas .
    Neste aspecto não há um trabalho final de curso, pois por metade do curso (cerca de 4 semestres) o estudante atua em projetos diversos e pode aí desenvolver seus pendores, suas habilidades e competências.
  • Área D – Formação Profissional Orientada.
    Área composta apenas por disciplinas eletivas oferecidas por esta graduação ou indicadas em outras graduações através de um sistema de acordos entre coordenadorias de graduação da UNICAMP [2] e outros créditos que o estudantes podem a sua escolha cursar na UNICAMP, na USP e na UFSCAR. Em geral, neste momento do curso, o estudante já escolhe as disciplinas voltadas para o perfil profissional que almeja. Compõem-se também de créditos adquiridos através de Estágios – via SAE da UNICAMP -, Iniciação Científica, Monitoria.
As Áreas inserem-se nos Tópicos de Estudo previstos pelas Diretrizes Curriculares da seguinte maneira:
Área A
Conteúdos teórico-conceituais
Conteúdos de linguagens, técnicas e tecnologias midiáticas.
Conteúdos ético-políticos.
Área B
Conteúdos de linguagens, técnicas e tecnologias midiáticas.
Área C
Conteúdos teórico-conceituais.
Conteúdos de linguagens, técnicas e tecnologias midiáticas.
Conteúdos ético-políticos.
Área D
Conteúdos teórico-conceituais.
Conteúdos de linguagens, técnicas e tecnologias midiáticas.
Conteúdos ético-políticos."
Trechos extraídos do texto de criação do curso; atualizado em Março de 2007
--------------------------------------------------------------------------------
[2] Entre 2004 e 2006, a Coordenadoria de Midialogia fez acordos constantes com coordenadorias de Ciências Sociais, História, Estudos Literários, Artes Plásticas, Música, garantindo aos estudantes freqüentar disciplinas de outras graduações, dentro da área de formação e conhecimento destas mesmas graduações, e, por outro lado, acolheu em suas disciplinas estudantes provenientes destes cursos. Esta pratica viabiliza uma boa convivência universitária.

Nenhum comentário: