"Receber a notícia de que você irá representar a Unicamp dentro do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo é ao mesmo tempo surpreendente e assustador. Participar novamente da modalidade chamada "Noite de Kino", que em poucas palavras, consiste na realização e exibição de um curta-metragem em 36 horas, foi para mim a continuação de uma experiência muito boa. No ano anterior, quando ainda calouro, participei como assistente de produção da equipe do segundo ano de curso atuando ao mesmo tempo como auxiliar e também observador de tudo. Nesse ano, assumi a direção de produção da modalidade e juntamente com uma grande equipe pudemos realizar o proposto pelo Festival.
A produção de um curta-metragem nunca é algo simples de se fazer. Deve-se pensar em todos os passos que por ventura podem ser dados e se antecipar aos fatos de modo a tentar evitar qualquer passo em falso que possa comprometer o produto final.
Essa produção em especial traz um elemento desafiador: o tempo. Entre o sorteio do tema que é feito em São Paulo (9h) até o encontro dos 3 representantes e a equipe central em Campinas(12h), decisões rápidas devem ser tomadas e direcionamentos devem ser dados (como questões relativas às locações, alimentação, roteiro, equipamentos e outros). O trabalho do produtor assume aqui a forma mais próxima da idéia do produtor Richard Zanuck que compara o produtor como o condutor de uma orquestra, ou seja, aquele que pode não saber fazer tudo, mas deve saber como cada instrumento deve soar e trabalhar para que isso seja feito de forma adequada. Assim, as filmagens vão avançando durante a tarde num ritmo frenético e já com o material captado, a edição dá forma, madrugada adentro, ao produto final que é levado no dia seguinte para São Paulo, pelos 3 representantes oficiais, onde é exibido em uma das salas do Museu da Imagem e do Som.
A experiência das filmagens-relâmpagos é extremamente gratificante. Receber críticas tanto positivas como negativas em nome da equipe, ceder entrevistas, ir até o palco falar um pouco sobre o processo é uma experiência única e que fico feliz de ter tido. Acho que iniciativas como essas dentro do curso nos ajudam a ter mais contato com os diversos campos que nos são ofertados e também a pensar neles como espaços para futuras produções tanto práticas como acadêmicas."
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