segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Mídia na Mídia!

Nota: Matéria publicada em 8 de Abril de 2005.

"
Midialogia
[8/4/2005] Com pipoca e coca-cola começou mais uma aula do curso de Midialogia da Unicamp quinta-feira pela manhã. Só que desta vez começou e terminou diferente. Calouros e veteranos do curso participaram da pré-estréia da comédia romântica "Mais uma vez amor", com Juliana Paes e Dan Stulbach, no cine Kinoplex do Shopping Parque Dom Pedro. Além de assistir ao filme em sessão "vip", os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer os bastidores da tela em um bate-papo com a jovem diretora Rosane Svartman. Ávidos por informações sobre "fazer cinema no Brasil", os estudantes fizeram perguntas variadas desde o mercado de trabalho em cinema, produção de filmes até aspectos da carreira da diretora.

"A manhã de quinta-feira foi perfeita para os alunos do curso", acredita o professor do Instituto de Artes Fernando de Tacca, que acompanhou os estudantes ao cinema. "O pessoal ficou motivado e pôde ter noção de como fazer e produzir cinema nacional". Segundo o professor, a intenção é promover este tipo de parceria para enriquecer ainda mais o currículo dos alunos. Há alguns anos, os professores do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação do Instituto de Artes, tentam envolver os estudantes na participação em festivais, mostras e todo tipo de evento pertinente.

A diretora – Rosane animou a platéia com sua história de garra e perseverança. Ela fez cinema em uma época que o Brasil estava na estaca zero nesta área, na década de 90. "Não me arrependo, aliás foi bom ter vivido aquele momento, pois hoje sei que o cinema brasileiro caminha para melhor", destaca Rosane. Ela deu dicas aos cursistas que vislumbram um futuro atrás das câmeras. "Tem que bater na porta, mandar currículo, topar estágios, mesmo que tediosos. É importante para que se tenha uma idéia de todas as possibilidades de atuação", aconselhou. Costuma dizer que não vive do cinema, mas sim do mercado de audiovisual que, segundo ela, está em franca expansão. Para Élcio de Faria Ribeiro foi bárbaro o contato com a diretora do filme. Assistir ao filme, então, valeu a pena. Ele é apaixonado por cinema e não nega que sua opção por Midialogia foi por este fato. "Pretendo fazer cinema. Talvez diretor de fotografia ou alguma coisa nesta linha", enfatiza o calouro. Em São José dos Campos, sua cidade natal, Élcio teve experiência por muitos anos com o teatro. Mariana Aiub não sabe se segue carreira na área de cinema, prefere Internet e Fotografia. Mas poder saber mais sobre os bastidores do cinema nacional foi o máximo. "Gostei demais do filme. Consegui dar boas risadas e a história é muito bonita", comemora. Para ela, a aula foi muito divertida e produtiva e espera outras oportunidades.

O filme – Longa-metragem, de 35 milímetros, a comédia romântica "Mais uma vez amor" mostra a relação de Rodrigo e Lia, juntos há muitos anos, unidos por um amor profundo. É um relacionamento fora dos padrões normais e o roteiro surpreende quando sugere que uma pessoa especial pode não ser a ideal para o casamento. Trata-se de um caso de amor numa viagem através do tempo. (Raquel do Carmo Santos)
Fotos e edição de imagens: Mani Maria Pereira e divulgação"

Extraído de: <http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNUH/NUH_4063/NUH_4063.html>

Nenhum comentário: