segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Mídia na Mídia!

Segue uma matéria que saiu no site globoonline, na coluna: "Novas carreiras".
No próprio site há discussões sobre a matéria.


"Unicamp oferece a única habilitação de comunicação social em midialogia do país
Publicada em 26/09/2007 às 13h03m
Giselle Saporito - O Globo Online
RIO - O bacharelado em comunicação social com habilitação em midialogia, oferecido pela Universidade de Campinas (Unicamp), é o único do país, sendo a única habilitação da área disponível na universidade. A proposta do curso , criado em 2004, é discutir as mídias audiovisuais em seus contextos, códigos, linguagens, historicidades e campos conceituais, considerando seu teor técnico, analítico e crítico.
" O curso discute as mídias em seus contextos, códigos, linguagens, historicidades e campos conceituais. "
De acordo com a universidade, a graduação enfoca as diversas mídias e suas convergências possíveis, bem como estuda as especificidades de cada uma delas. Ao final do curso, informa a Unicamp, o profissional poderá atuar no mundo do trabalho em áreas como som, rádio, fotografia, cinema, televisão, vídeo, computação gráfica, hipermídias; na elaboração, produção, realização, finalização e recepção dessas obras com um decisivo interesse técnico, crítico e analítico; ou ainda desenvolver carreira de gestor de mídias, ser produtor, realizador e crítico. Além da docência e da pesquisa, o profissional estará apto a desenvolver atuação interdisciplinar na comunicação.
Sendo comparado apenas ao curso de tecnologia em mídia, oferecido pela Universidade Federal Fluminense (UFF), no Rio de Janeiro, a graduação está entre as graduações mais procuradas na Unicamp, com uma média de 45 a 50 candidatos por vaga. São 30 vagas diurnas por ano em tempo integral, tendo matemática e história disciplinas eliminatórias.
-Como a prova de redação - já realizada na primeira fase do vestibular - denuncia a qualidade do texto dos candidatos, nós analisamos melhor o vestibulando nessas duas disciplinas. A parte humanística é focada na prova de história, e a parte tecnológica na matemática. Uma pessoa não pode entender de computação gráfica, por exemplo, sem entender a matemática, explica a coordenadora do curso, Iara Lis Schiavinatto.
" Os profissionais têm a possibilidade de direcionar sua carreira para seus interesses pessoais, se tornando um profissional multimídia. (Iara Schiavinatto - Unicamp) "
Segundo a coordenadora, a habilidade foi criada em 2004 como forma de preencher uma lacuna existente dentro do curso de comunicação, "segundo orientação do próprio Ministério da Educação que já demonstrava certa saturação do mercado em algumas habilidades já existente".
Assim como as demais habilidades do curso de comunicação social, midialogia tem duração mínima de oito semestres e está organizado em um conjunto de disciplinas obrigatórias nas áreas de formação humanística, estética e de meios de expressão - com embasamento tecnológico e em projetos integrados. A flexibilização da formação do aluno, segundo Iara, fica por conta das matérias eletivas.
-O fato do aluno montar sua carga horária de eletivas, faz com que os profissionais tenham a possibilidade de direcionar a carreira para seus interesses mais pessoais e imediatos, com a facilidade de se adaptar aos meios, se tornando um profissional, literalmente multimídia. Além disso, a gama de projetos montados durante o curso faz com que o aluno faça um constante associação entre prática e reflexão, afirma.
A Unicamp não oferece nenhuma outra habilitação do curso de comunicação social, tradicionais em outras instituições como jornalismo, relações públicas, radialismo e jornalismo televisivo. Segundo a coordenadora do curso, a universidade busca sempre estar na vanguarda,oferecendo novos cursos.
Mais informações sobre o concurso de acesso à graduação no site da Unicamp ."

Extraído de: <http://oglobo.globo.com/educacao/vestibular/mat/2007/09/26/297890576.asp>

Nenhum comentário: