sábado, 15 de setembro de 2007

Mídia na Mídia =)

Nota: Matéria publicada em 2004.

"Midialogia
Com o crescimento do setor de entretenimento, cada vez mais o mercado de trabalho sai em busca de profissionais versáteis, que conheçam diversas mídias
Com o mercado de trabalho se renovando a cada dia, até mesmo universidades tradicionais têm optado por ampliar o menu de cursos, alcançando áreas ainda não exploradas. Esse é o caso da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) que, no início deste ano, recebeu a primeira turma do curso de Midialogia. Fruto de um projeto criado há sete anos na própria instituição, o curso visa pensar as diversas formas de mídia e suas operações como um todo.
"A preocupação da formação em Midialogia é pensar o conceito de mídia de uma forma mais alargada", explica a coordenadora do curso, Iara Liz Franco Schiavinatto. Seguindo um perfil multidisciplinar, a carreira visa formar profissionais capazes de operar em todas as camadas da produção midiática, além de compreender a interação entre elas. "Tratamos de mídias audiovisuais, analógicas e digitais. O que nos interessa é perceber a especificidade de cada uma delas, além do diálogo que estabelecem entre si", afirma Iara.
Perfil do profissional
Segundo a professora Iara, o fato do próprio aluno montar sua carga horária faz com que os profissionais direcionem sua carreira futura. "Esse é um curso que tem uma formação sólida em suas cadeiras e ainda dá a possibilidade para os profissionais direcionarem a carreira para seus interesses mais pessoais e imediatos", explica. Ainda assim, o mais importante é ser alguém que tenha facilidade de adaptação aos meios - literalmente, alguém multimídia.
Mercado de trabalho
Para os interessados em Midialogia, uma boa notícia: o principal setor no quesito absorção de profissionais é o mercado de entretenimento, que cresce sem parar. Alimentado por indústrias como a do Cinema, da Internet e da Televisão, o entretenimento tem se mostrado como um dos setores que mais fatura no mercado mundial. "É uma área que tem crescido muito. Aliás, uma de nossas preocupações no curso é entender como o entretenimento se transformou em uma categoria da vida coletiva", afirma Iara.
Essa percepção se estende para dentro das instituições, que se aplicam em formar profissionais que tenham cultura suficiente para operar também nesta área. "Trabalhamos para compreender como as pessoas podem atuar, tanto nos meios de comunicação como nas produtoras independentes, que compõem um setor em crescimento", diz Iara.
No entanto, por ser uma área nova, praticamente em construção ainda, a formatação dos profissionais e mesmo a percepção de como eles atuam no mercado é algo debatido dentro das instituições. "Esse é um universo em franca expansão. De que maneira ele se transforma em negócio e como vira mercado de trabalho é algo que estamos discutindo", diz Iara. "Porque ao mesmo tempo em que o setor se expande, estamos procurando em quais poros o aluno pode se inserir. Por isso, queremos formar um profissional mais versátil.""

Nenhum comentário: