Eldorado midiático da atualidade – até mesmo na área institucional (no cerimonial), em arquivos de dados, imagem e som, de museologia (imagem e som), computação gráfica, cartografia digital, hipermídias. No mercado das comunicações há grande demanda nos processos de elaboração, produção, finalização, recepção e armazenagem de dados e obras, sendo necessário um apurado senso técnico, crítico e analítico dessas habilidades. Segundo opinião da professora Iara Liz, o crescimento do setor de entretenimento obriga o mercado a buscar profissionais versáteis, com conhecimento de diversas mídias, que saiba dialogar com os variados públicos produtores e consumidores de arte. Esta é a principal necessidade para que o curso seja transdisciplinar, atraindo alunos de perfil flexível, com certo grau de autodidatismo, já que ele fará sua grade e administrará as disciplinas de sua formação. Ainda quanto ao mercado, pode-se afirmar aos profissionais interessados na área de Midialogia, que o setor que mais cresce e aumenta sua demanda é o de arte e cultura – com foco no entretenimento propriamente dito – que vem sendo retroalimentado pelas linguagens do cinema, da TV, da Internet. Como este é um setor em expansão, em todo o mundo, a universidade está voltando sua atenção para a formação de profissionais que atendam a essas necessidades mercadológicas. E como tudo é novidade nesse universo, há que buscar um entendimento de como as pessoas podem atuar em meio a tantos meios e linguagens, tanto nas instituições como nas produtoras independentes, que também representam um novo nicho em crescimento, conforme afirma Iara Liz."
Trecho extraído do texto "Midialogia: a importância do estudo da mídia na sociedade contemporânea", de Eliane Penha Mergulhão Dias2, Fábio Corniani, Camila Escudero, Karin Muller.
Nenhum comentário:
Postar um comentário