sábado, 8 de setembro de 2007

Midialogia, o curso!

"Segundo a ficha do curso, ele é de período integral e perfaz oito semestres. São oferecidas trinta vagas. É um curso organizado em torno de um conjunto de disciplinas obrigatórias nas áreas de formação humanística e tecnológica, na área de formação estética e de instrumentos de xpressão e em desenvolvimentos de projetos integrados. As disciplinas eletivas (de escolha do próprio aluno) ajudam a enriquecer o currículo e a flexibilizar a formação do estudante, preparando-o para a diversidade com a qual terá que lidar profissionalmente.
Mediante a fragmentação das linguagens [que, na verdade, é uma (re)criação de discursos a partir de vários originais para gerar um novo plano comunicacional], ao futuro profissional da área de mídia é pedido que saiba ler, que conheça os códigos e que manipule as ferramentas de luz, som, TV, rádio, cinema, vídeo, mídia digital, entre outras. Para tais habilidades, terá que construir sua formação de modo a desenvolver uma visão multifacetada, transdisciplinarizada do conhecimento humano. Desse modo, o profissional formado segundo esses critérios poderá atuar no mercado nas suas várias e diferentes áreas, desde o setor de entretenimento – que é o
Eldorado midiático da atualidade – até mesmo na área institucional (no cerimonial), em arquivos de dados, imagem e som, de museologia (imagem e som), computação gráfica, cartografia digital, hipermídias. No mercado das comunicações há grande demanda nos processos de elaboração, produção, finalização, recepção e armazenagem de dados e obras, sendo necessário um apurado senso técnico, crítico e analítico dessas habilidades. Segundo opinião da professora Iara Liz, o crescimento do setor de entretenimento obriga o mercado a buscar profissionais versáteis, com conhecimento de diversas mídias, que saiba dialogar com os variados públicos produtores e consumidores de arte. Esta é a principal necessidade para que o curso seja transdisciplinar, atraindo alunos de perfil flexível, com certo grau de autodidatismo, já que ele fará sua grade e administrará as disciplinas de sua formação. Ainda quanto ao mercado, pode-se afirmar aos profissionais interessados na área de Midialogia, que o setor que mais cresce e aumenta sua demanda é o de arte e cultura – com foco no entretenimento propriamente dito – que vem sendo retroalimentado pelas linguagens do cinema, da TV, da Internet. Como este é um setor em expansão, em todo o mundo, a universidade está voltando sua atenção para a formação de profissionais que atendam a essas necessidades mercadológicas. E como tudo é novidade nesse universo, há que buscar um entendimento de como as pessoas podem atuar em meio a tantos meios e linguagens, tanto nas instituições como nas produtoras independentes, que também representam um novo nicho em crescimento, conforme afirma Iara Liz."


Trecho extraído do texto "Midialogia: a importância do estudo da mídia na sociedade contemporânea", de Eliane Penha Mergulhão Dias2, Fábio Corniani, Camila Escudero, Karin Muller.

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