Quando optamos por Midialogia queremos que signifique não apenas o estudo dos meios tradicionais da comunicação (cinema, fotografia, impressos, som, rádio, televisão, web/multimídia etc), mas também os meios emergentes em tecnologia eletrônico-digital. Não se trata apenas dos estudos heurísticos de concepção e produção de mensagens nesses multimeios, nem tampouco somente suas linguagens poéticas, nem sequer restringir esses estudos em seus antecedentes conceituais ou de arquitetura infra-estrutural em seus fundamentos pesados (hardware) e nem somente suas relações super estruturais, isto é, a recepção desses meios e mensagens no contexto da dinâmica histórico-cultural contemporânea. Mas, sim, e principalmente, as dinâmicas dessas possibilidades numa atitude que percebe as singularidades das mídias, ao mesmo tempo em que percebe seu movimento de convergência nos suportes emergentes.
Se o termo "meios de comunicação de massa" já guarda tantas interpretações e usos, opta-se por Midialogia na expectativa de tratar desses meios audiovisuais como lugar de enunciações e enunciados, sabendo de sua capacidade de agenciar outros tantos enunciados, enunciadores e narrativas. São estudados em suas singularidades, e isto implica conhecer os modos de seu pertencimento a um dado lugar social e político.
I nteressa-nos o estudo da historicidade das culturas que propiciaram a criação e a implementação desses suportes e dessas culturas midiáticas e midiatizadas, destacando a relevância desses meios que contribuíram para caracterizar a dinâmica da cultura contemporânea em seus movimentos de "transnacionalização", refletindo e refratando, em sua poética e estética, o imaginário que aglutina, promove, tenciona e seduz.
Trata-se de perceber, discutir e buscar interferir na cultura política desse imaginário e na esfera pública, assim como nas interferências das políticas econômicas e publicas na constituição dessas mídias e destas com as mediações estabelecidas nas sociedades. Não se tem, portanto, toda a completude proposta por Régis Debray¹ com o termo "midiologia". Mas, sim, a compreensão dos fenômenos midiáticos na extensão de suportes tecnológicos: na gênese; heurística; poética; técnica; atualização científica; emergência; imaginário e recepção."
---------------------. Curso de Midiologia Geral. Petrópolis: Vozes, 1993.
Trechos extraídos do texto de criação do curso; atualizado em Março de 2007
Um comentário:
Os textos informativos voltaram!!!
Postar um comentário