quinta-feira, 20 de setembro de 2007

O termo "Midialogia"

"O termo "midialogia" surge da união do conceito "mídia" com o sufixo "logia" (estudo). A palavra "mídia" provém do "media", plural de "medium" que significa meio (entendido como suporte físico da comunicação). Contudo, em língua portuguesa "mídia" possui um significado mais amplo, "mídia" também pode ser entendida como os produtos simbólicos veiculados como mensagens nos suportes de comunicação social – nessa particularidade estudadas as relações entre esses meios e as mensagens aí veiculadas.
Quando optamos por Midialogia queremos que signifique não apenas o estudo dos meios tradicionais da comunicação (cinema, fotografia, impressos, som, rádio, televisão, web/multimídia etc), mas também os meios emergentes em tecnologia eletrônico-digital. Não se trata apenas dos estudos heurísticos de concepção e produção de mensagens nesses multimeios, nem tampouco somente suas linguagens poéticas, nem sequer restringir esses estudos em seus antecedentes conceituais ou de arquitetura infra-estrutural em seus fundamentos pesados (hardware) e nem somente suas relações super estruturais, isto é, a recepção desses meios e mensagens no contexto da dinâmica histórico-cultural contemporânea. Mas, sim, e principalmente, as dinâmicas dessas possibilidades numa atitude que percebe as singularidades das mídias, ao mesmo tempo em que percebe seu movimento de convergência nos suportes emergentes.
Se o termo "meios de comunicação de massa" já guarda tantas interpretações e usos, opta-se por Midialogia na expectativa de tratar desses meios audiovisuais como lugar de enunciações e enunciados, sabendo de sua capacidade de agenciar outros tantos enunciados, enunciadores e narrativas. São estudados em suas singularidades, e isto implica conhecer os modos de seu pertencimento a um dado lugar social e político.
I nteressa-nos o estudo da historicidade das culturas que propiciaram a criação e a implementação desses suportes e dessas culturas midiáticas e midiatizadas, destacando a relevância desses meios que contribuíram para caracterizar a dinâmica da cultura contemporânea em seus movimentos de "transnacionalização", refletindo e refratando, em sua poética e estética, o imaginário que aglutina, promove, tenciona e seduz.
Trata-se de perceber, discutir e buscar interferir na cultura política desse imaginário e na esfera pública, assim como nas interferências das políticas econômicas e publicas na constituição dessas mídias e destas com as mediações estabelecidas nas sociedades. Não se tem, portanto, toda a completude proposta por Régis Debray¹ com o termo "midiologia". Mas, sim, a compreensão dos fenômenos midiáticos na extensão de suportes tecnológicos: na gênese; heurística; poética; técnica; atualização científica; emergência; imaginário e recepção."

¹ DEBRAY, Régis. Cours de Médiologie Générale. Paris: Gallimard, 1991.
---------------------. Curso de Midiologia Geral. Petrópolis: Vozes, 1993.

Trechos extraídos do texto de criação do curso; atualizado em Março de 2007

Um comentário:

Anônimo disse...

Os textos informativos voltaram!!!