"A academia (Universidade) que, até então, era a guardiã da cultura da elite, com as necessidades impostas pelos novos modelos vigentes, começa a se defrontar com a preocupação de criar cursos que contemplem o desenvolvimento de habilidades para lidar com a notícia, a informação, a mídia, em suas múltiplas linguagens associadas. Atualmente, no entanto, com uma nova geração em curso nos destinos do país, com os efeitos da globalização empurrando para o crescimento a todo custo, a academia compreende a importância do estudo das comunicações no cenário mundial e promove o que se pode chamar de habilitação multimídia de profissionais que lidam a cada dia com um arsenal de novas tecnologias e ferramentas, promovendo a integração de linguagens e grupos sociais em todo o planeta."
"A professora Iara Liz Franco Schiavinatto, coordenadora do curso, faz colocações que justificam a iniciativa da Unicamp em criar e oferecer tal curso, visando à formação de profissionais nessa área." "A preocupação da formação em Midialogia é pensar o conceito de mídia de uma forma mais alargada". Partindo do pressuposto de que, com as constantes mudanças do mundo e mediante o entendimento de que a universidade tem como finalidade formar as cabeças pensantes do país, ou seja, formar os formadores de opinião, a proposta do curso de Midialogia vem ao encontro de necessidades sociais que se apresentam na atualidade."
Trechos extraídos do texto "Midialogia: a importância do estudo da mídia na sociedade contemporânea", de Eliane Penha Mergulhão Dias2, Fábio Corniani, Camila Escudero, Karin Muller.
Um comentário:
Tenho uma dúvida... de fato o termo "midiologia" existe... qual a diferença com o curso da unicamp (pelo que me consta é a única ocorrência de midialogia, ou estou errada?)?
Postar um comentário