quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Midialogia: pilares do curso

"Nosso interesse reside na cultura midiática assentado em três pilares. Um, é a larga produção audiovisual e as mídias em uma sociedade, considerada "do espetáculo", compreendendo os contextos de suas existências, seus códigos, suas linguagens, sua história e suas teorias; sem menosprezar suas tecnologias que instrumentalizam e configuram também seus significados e eficácias. Portanto, propomos a abertura de uma nova Habilitação na área de Comunicação Social, pela carência de estudos universitários que trabalhem especificamente cada uma das mídias eletrônicas, analógicas e digitais e, ao mesmo tempo, suas singularidades, irredutibilidades e suas convergências. Sabe-se que as culturas midiáticas estabelecem uma série de relações intercambiantes, de interpenetração: a televisão e o cinema na via digital, a fotografia digital, a digitalização de imagens, ou suas trocas analógicas. Parece-nos, então, importante que a graduação faça um recorte horizontal nesses meios audiovisuais e seus diálogos possíveis, bem como estude cada mídia por si, sem exigir do estudante que escolha uma em detrimento de outra ou que saia com uma certificação em apenas uma delas. Pelo contrário, a intenção reside em formar um profissional que perceba estes cenários em constante mudança, sabendo reconhecer suas balizas e tendências.
Outro pilar é o interesse em capacitar este profissional a traçar diagnóstico a partir de cenários presentes, com o forte compromisso em privilegiar uma boa formação na área de Ciências Humanas, arraigada aos debates históricos, aos estudos conceituais, críticos, que contemplem os aspectos da linguagem, as teorias formuladas, sempre definindo o meio num debate cultural, como uma obra audiovisual. Ou seja, há uma formação calcada na tradição dos estudos humanistas e com um senso de cultura política arraigado, que orienta e informa esta capacidade de traçar diagnósticos e cenários, sabendo atuar profissionalmente. As Ciências Humanas acabam desempenhando um papel estratégico, pois viabilizam uma série de diálogos com patrimônios sociais e culturais que são continuamente ou não reinventados como experiências humanas. Cada mídia, aqui, não é compreendida apenas em si mesma, mas num campo relacional, de mediações que estabelece com outras mídias e com o lugar de enunciação de onde procede. Igualmente tais mídias acarretam uma série de repercussões e re-modulações da cultura, com suas eficácias, silêncios, ruídos e agruras.
O terceiro pilar concentra-se no aspecto estético, presente em todas as produções que os alunos realizam. Isso acontece por intermédio de disciplinas específicas que tratam desse assunto, bem como pelo fato de estar convivendo com um ambiente permeado do componente expressivo, já que o curso de Midialogia acontece dentro do Instituto de Artes. Ademais, há na produção midiática uma série de relações com as Artes e, muitas vezes, ela se inscreve no campo artístico. Arte, neste sentido, forma a bagagem cultural de cada um (estudantes e docentes), exige um aprendizado do sensível, faz aflorar a formação e o debate acerca dos processos de criação e os modos de compreender as obras audiovisuais nos meandros das artes, dos mercados e suas interdependências. Neste sentido, justifica-se a inserção desta graduação no Instituto de Artes da UNICAMP. "

Trechos extraídos do texto de criação do curso; atualizado em Março de 2007.

Um comentário:

Anônimo disse...

Midialogia parece ser bem interessante...