terça-feira, 23 de outubro de 2007

Unicamp na Mídia!

"
Guia do Estudante avalia: Unicamp tem a melhor graduação

[16/10/2007] A Unicamp tem os melhores cursos de graduação cinco estrelas do país, segundo o ranking do Guia do Estudante, da Editora Abril do exercício de 2007. Com um percentual de 81,2% de cursos cinco estrelas, a Universidade se coloca à frente das outras universidades. A Universidade de São Paulo (USP) aparece com 75,3% e a Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) com 45,4%. O Guia do Estudante avalia o conceito das estrelas há muitos anos, de acordo com o pró-reitor de Graduação da Universidade, o historiador Edgar Salvadori De Decca. "O terceiro colocado apresenta quase a metade do percentual da Unicamp. É um número significativo", afirma.
Conforme o pró-reitor, o Guia do Estudante é uma referência que orienta os alunos a se nortearem para a melhor opção de curso. No Guia fica claro por exemplo que a Unicamp é a Universidade mais concorrida do Brasil. "Basta olharmos para a relação candidatos-vaga", indica De Decca, com uma ponta de orgulho. "Não me surpreendeu este resultado. O padrão de evasão, em relação a outras concorrentes, mostra-se bem menor, o que prova que nosso estudante está satisfeito. Em 2006, tivemos um índice de evasão de 8%. Foi pequeno, a meu ver, e revelou um nítido sinal da preferência dos alunos pelos cursos da Unicamp", analisa.
Neste ano, o Guia do Estudante, juntamente com o Banco Real, distribuirá ainda o Prêmio Melhores Universidades para as dez instituições de ensino superior do Brasil com desempenho mais destacado em Pesquisa Científica. Nesta categoria, serão eleitas a melhor universidade pública e a melhor privada de cada região do país. A Unicamp concorre aos melhores prêmios por área de conhecimento em Matemática e Informática, e Artes e Design do país. Na região Sudeste, concorrem a Unicamp, a USP e a Unesp. O prêmio será entregue em solenidade que acontece às 19h30 do dia 23 de outubro, no Teatro Abril, em São Paulo. Após a cerimônia, a Editora Abril distribui aos convidados uma revista com informações do prêmio, que pode ser adquirida nas bancas a partir do dia 24.
De Decca pontua que a Unicamp não oferece apenas qualificação profissional, mas igualmente continuidade de estudos incomparáveis a outras universidades. Tais indicadores, destaca, proporcionam uma perspectiva segura para os alunos e boas oportunidades, de vasta abrangência. "São oportunidades no mestrado, no doutorado e também em inovação. A Unicamp é um sucesso em relação à empregabilidade, às pesquisas em nível de pós-graduação e no ensino profissionalizante. Também a nossa Agência de Inovação Inova Unicamp é a maior instituição brasileira em registros de patentes", conclui.
Uma das premissas que colocam a Unicamp como Universidade moderna, lembra De Decca, é a sua capacidade de renovação de currículos, dada a suas freqüentes mudanças e atualização frente à demanda do conhecimento. "Não se trata de um ponto negativo, como julgam alguns, mesmo porque entendo que sempre temos desafios a serem alargados. Não é por acaso que temos então este destaque. Hoje, o ranking da Abril é o mais importante nacionalmente. Suas comissões, de alta qualidade, representam segmentos da sociedade externos à universidade, que não fazem avaliação a partir de seus próprios pares. É salutar saber a opinião das pessoas sobre o nosso desempenho como instituição", declara De Decca.

2 comentários:

Anônimo disse...

bom, hein!!!!!

Ana Lu disse...

O que a maioria das pessoas não sabe é que na UFPB tem um curso super parecido com Midialogia, as grades são bem próximas, que é Comunicações em Mídias Digitas, muito bom também e muito mais fácil de passar, porque as vagas são pelo SISU, do ENEM, e ano passado um amigo meu com 620 pontos no geral passou, muito melhor que a concorrência da Unicamp.
Links sobre o curso:
http://www.cchla.ufpb.br/?p=337
http://www.coperve.ufpb.br/Cursos_Net.htm